Mapas de inundação
Área inundada
Depois de conhecer as bacias hidrográficas e os caudais de cheia, é possível prever quais as zonas inundadas em caso de cheias extraordinárias. Além do perímetro inundado, podem fazer-se mapas com as profundidades do escoamento assim como com as velocidades do escoamento em situação de cheia.
Profundidade do escoamento
Uma das principais vantagens dos mapas de inundação é a previsão da profundidade da água em todas as zonas inundadas. Conhecendo a cota da água pode verificar-se o comportamento à segurança de pontes e aterros que contêm estradas ou ferrovias.
Velocidade de escoamento
Conhecendo a velocidade que o escoamento superficial apresenta em qualquer ponto da área inundada, é possível conhecer a força que ela aplica nas estruturas que se encontram no caminho da água e assim analisar o seu comportamento e estabilidade.
Caudais de dimensionamento
Em qualquer ponto do escoamento, por exemplo, quando este atravessa uma estrada, ferrovia ou caminho rural, pode saber-se qual o caudal máximo do escoamento naquele local. Desse modo é possível dimensionar a passagem hidráulica a aplicar naquele local.